Plasma rico em plaquetas

Plasma rico em plaquetas

Conhecida como terapia com plasma rico em plaquetas (PRP), a técnica usa injeções, com alta concentração de plaquetas, no couro cabeludo. O tratamento não dá rejeição, visto que as plaquetas são do próprio paciente, promovendo a recuperação dos folículos capilares e o crescimento dos fios.

O processo funciona do mesmo jeito para homens e mulheres, no entanto, no caso de calvície feminina, deve-se escolher com mais cuidado a área doadora, visto que a queda de cabelo nas mulheres, quando grave, quase não mantém regiões preservadas, enquanto para os homens, a lateral e parte posterior da cabeça costumam manter-se intactas.

Benefícios do tratamento capilar com plasma e plaquetas

Crescimento saudável

As plaquetas estimulam a recuperação e crescimento dos fios de cabelo, engrossando as fibras capilares e promovendo a saúde dos fios.

Tratamento contra alopecia

Após o transplante capilar, também se pode recomendar o tratamento com plaquetas para recuperar os tecidos e folículos da área doadora e transplantada;

Prolongamento da fase de crescimento dos fios

Os cabelos crescem e caem em ciclos. Na fase anagénica, que dura de 2 a 7 anos, os fios nascem e crescem, para depois entrarem na fase de transição (sem crescimento) e repouso (queda). As plaquetas fazem com que a fase de crescimento seja ainda mais longa;

Aumento da produção de colágeno

As plaquetas aceleram a produção de colágeno, que fortalece e protege os cabelos do calor, seja ele do sol ou de chapinha, por exemplo.

Dúvidas frequentes

Na terapia PRP (plasma rico em plaquetas), retira-se o sangue do paciente. Essa amostra é processada, separando as células brancas do sangue e as plaquetas. Em seguida, o profissional especialista injeta esses produtos ativados em regiões calvas ou com afinamento dos fios, proporcionando a revitalização dessas áreas.

No entanto, além da alopecia, a queda dos fios pode acontecer por conta de estresse, ansiedade, excesso de químicos nos fios, falta de nutrientes e vitaminas e outros problemas de saúde. Por isso, é importante investigar as causas da queda dos fios antes de começar um tratamento.

O plasma rico em plaquetas reativa os folículos capilares danificados, diminuindo o enfraquecimento da raiz do cabelo. Além disso, a técnica PRP capilar auxilia no aumento da irrigação sanguínea na área capilar, acelera a produção do colágeno e estimula o crescimento capilar, uma vez que prolonga a fase anágena (responsável pelo crescimento) no ciclo capilar. As injeções também tratam a proliferação de fungos e bactérias, controlando a dermatite seborreica, que pode levar à calvície.

O tratamento capilar PRP é uma inovação, que com rápidas injeções, traz resultados e aumenta a saúde capilar e áreas danificadas pela queda, proporcionando um crescimento saudável dos fios. É um tratamento minimamente invasivo que garante excelente retorno, visto que recupera áreas que já estavam danificadas enquanto previne a queda dos fios de outras regiões.

Sim, como o plasma é retirado do próprio paciente, não há risco de rejeição ou alergias, tornando o procedimento de injeções de plaquetas seguro, desde que se faça com profissionais qualificados.

O tratamento com plasma rico em plaquetas pode ser ministrado após um transplante, para a recuperação da área transplantada e doadora, bem como em outros casos, como de dermatite seborreica e alopecia. É o tratamento ideal para revitalizar áreas com fios enfraquecidos ou calvas. No entanto, é necessária a avaliação de um especialista na área.

Na THT Hair Transplant, são realizadas quatro sessões, com uma injeção de PRP por mês. O paciente volta para reaplicação após seis meses e depois retorna para aplicação anual. Todos os pacientes são acompanhados, de forma que cada caso é tratado individualmente e, se for o caso, novos tratamentos ou sessões serão indicadas.

O processo não costuma doer, levando cerca de 30 minutos de duração. Após a injeção, o paciente pode voltar a trabalhar normalmente, visto que o tratamento é minimamente invasivo e não tem riscos de alergia ou rejeição.